IP Sons Forum
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.


IP SONS - Música Informação e Cultura
 
HomeLatest imagesSearchRegisterLog in

 

 Teoria musical

Go down 
AuthorMessage
Ming
Admin
Ming


Número de Mensagens : 1197
Data de inscrição : 2009-03-22

Teoria musical Empty
PostSubject: Teoria musical   Teoria musical I_icon_minitimeMon Mar 23, 2009 1:33 am

A Tetraktis pitagórica




Poucos filósofos, e muito menos ainda cientistas, souberam adaptar elementos sensíveis às suas teorias com tanto acerto como Pitágoras. A famosa teoria pitagórica da harmonia das esferas era muito mais profunda do que a mera conjectura da consonância das notas que os astros produzem nos seus movimentos regulares. A música era para os pitgóricos um símbolo da harmonia do cosmos e, simultaneamente, um meio de alcançar o equilíbrio interno do espírito do homem.

Para Pitágoras, o universo é um cosmos, um todo ordenado e harmoniosamente conjunto. O destino do homem consiste em considerar-se a si mesmo como uma peça desse cosmos, descobrir o lugar próprio que lhe está designado e manter em si, e à sua volta, a harmonia que lhe é devida de acordo com a ordem natural das coisas.

Nestas circunstâncias, não seria natural ver no número o princípio inteligível através do qual o cosmos divino, governado pelo espírito, manifestava ao homem a sua harmonia interna?



Na aritmética figurativa dos pitagóricos, construída mediante pedras (psefoi, calculi) os números constituíam a armação inteligível das formas. Ao mesmo tempo, revelavam as proporções que regiam as consonâncias musicais.




Um dos mais enigmáticos fragmentos pitagóricos chegados até nós é a breve fórmula que a seguir se transcreve. De difícil interpretação, é de se supor que ela contém algo muito perto da quinta essência do espírito pitagórico.

" Não, por Aquele que tenha entregado às nossas almas a Tretraktis, uma fonte que contem as raízes da natureza eterna"





Ao que parece, este estranho enunciado constitui um juramento secreto sobre o conteúdo da teoria pitagórica, e era, portanto, reservado apenas a membros da comunidade.

"Aquele", supõem-se que seja o próprio Pitágoras. A "Tetraktis" consiste provavelmente nos números 1, 2, 3, 4 que os pitagóricos representavam conjuntamente na seguinte forma figurativa:


X

X X

X X X

X X X X


http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/musica/pitagoras.htm



Teoria musical Pitago2
Back to top Go down
 
Teoria musical
Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Astrofísica, Neurociencias, Biologia e Teoria da Evolução
» ANNA [Serge Gainsbourg- Musical 1967]
» Documentário musical, ficção, literário, artistico, político, cinematográfico, series tv, bandas sonoras...

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
IP Sons Forum :: Geral :: OPEN-
Jump to: